Pesquisa:
NOTÍCIAS
07/12/2011 - Transporte público do Rio é a casa-da-mãe-joana
Após mais de uma década de privatizações, transporte de massa do Rio não melhorou em nada. Empresas privadas oferecem serviço de péssima qualidade.

Por Henrique Acker (foto)*

Uma embarcação que devia estar em manutenção operava a pleno vapor na linha Niterói/Rio. Resultado: dois choques com o píer da Praça XV e 65 feridos oficialmente registrados. Na confusão, gente pisoteada, desespero e falta de estrutura para lidar com uma situação de pânico.

Mais de uma década de privatizações que entregaram todo o sistema de transporte de massa do Rio e Grande Rio a empresas privadas e nada, absolutamente nada melhorou, pelo contrário. A tal Agencia que deveria fiscalizar as concessionárias privadas, em nome dos interesses da população usuária – Agetransp – é apenas e tão somente um encosto para assessores de deputados, com seus cinco conselheiros recebendo salários de secretário de governo.

Agora se descobriu que as fiscalizações da Agetransp só podem ser realizadas com comunicado prévio às empresas, por determinação dos próprios conselheiros da Agência. Afinal, ninguém quer ser pego de surpresa numa dessas visitas, não é mesmo…E o Julinho das concessionárias (int) Por onde anda essa figura patética (int) Numa rara entrevista, concedida ao Jornal O Globo, Julinho disse que o controle das Barcas S.A. deve mudar, quem sabe para um grupo competente como o que comanda a Super Via (dos trens). Fala sério! O porta-voz das concessionárias e dublê de secretário de transportes agora fala em alugar embarcações para suprir a deficiência do sistema, que qualquer usuário constata em seu dia-a-dia. Advinha quem vai pagar por esse aluguel (int).

Quem está na boca para se tornar controlador do sistema de barcas é a CCR, dona da Ponte Rio-Niterói, da Rodovia Presidente Dutra. Caso o negócio se confirme vai ser dona também da Baía de Guanabara.

Decididamente o Governo do Estado do Rio de Janeiro é uma casa-de-mãe-joana. Com raras exceções, os governantes estão andando para a população. A começar pelo governador, mais preocupado em vender o Rio como território para grandes negócios para empresários daqui e do exterior.

*publicado originariamente em blog do Acker (http://blogdoacker.wordpress.com)

 



Voltar