Ano novo, sempre a expectativa de um horizonte melhor, a esperança de que o setor permaneça aquecido, apesar da crise econômica na Europa e nos EUA, a perspectiva de conquistarmos melhores condições de trabalho, uma remuneração maior. Enfim, aquilo que esperamos a cada ano.
Particularmente, o ano de 2012, para os trabalhadores do setor de engenharia consultiva no Rio de Janeiro, em termos de melhoria em nossa remuneração, não foi um ano bom. Não conseguimos assinar uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2012/2013), o tensionamento das negociações com o Sindicato Patronal (Sinaenco) culminou com um impasse tal que, se cedêssemos, assinaríamos uma CCT que, em seu bojo, comprometeria seriamente determinadas conquistas dos trabalhadores do setor. Por isso não tergiversamos.
Se não assinamos a CCT 2012/2013, por outro lado firmamos Acordos Coletivos de Trabalho em separado com muitas empresas do setor. Acordos em condições superiores às que tentamos negociar com o Sinenco, abrangendo uma parcela da categoria. A cada dia, mais acordos em separado estão sendo assinados, com perspectiva de aumentar ainda mais.
Maio de 2013 já está próximo. É hora de nos concentrarmos para, unidos, brigarmos por uma Convenção que reconheça as perdas salariais desde maio de 2011, avançando em novas conquistas sociais.
Show de Sergio Loroza e Us Madureira no dia 31/01
Dia 31/01, os trabalhadores em consultoria serão prestigiados com mais um evento de qualidade organizado pelo Sintcon-RJ: os shows do conjunto ‘Vai dar Samba’ e do ator e cantor ‘Sergio Loroza e Us Madureira’. Das 18h30 às 23h30, no Cordão do Bola Preta (rua da Relação, esquina com Lavradio). Entrada franca. Imperdível.