Aprovada nas assembleias conjuntas dos trabalhadores em consultoria de engenharia e projetos, dos engenheiros e dos arquitetos do Rio realizadas em maio, a pauta de reivindicações da campanha salarial 2019-2020 para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho será entregue ao Sinaenco (Sindicato Patronal) em junho.
Para salários, a pauta pede o índice de 6%, a ser aplicado sobre os salários praticados em 30 de abril de 2019. Para pisos salariais, o índice reivindicado é de 6,5%.
A pauta contém ainda a reivindicação de Auxílio-Refeição no valor facial mínimo de R$ 35,00 (cláusula 14). Na cláusula 19 (Auxílio-Creche), além do reembolso integral para os gastos de creche com crianças até os 6 meses de idade, pede o reembolso no valor de R$ 530,00 (quinhentos e trinta reais) para os gastos com crianças após os seis meses de idade, até o limite de 36 meses.
Na cláusula 33 da pauta (Contratação de Profissionais como Pessoas Jurídicas, Autônomos, Cooperativados e Terceirizados), a proposta é que as empresas de comprometam a restringir a contratação de profissionais como pessoas jurídicas, autônomos, cooperativados e terceirizados até o limite de 5% do seu quadro de pessoal. Para esses profissionais seria garantido o cumprimento dos pisos salariais das diversas categorias, previstos nesta Convenção Coletiva ou em lei federal.
A pauta a ser entregue ao Sinaenco é assinada por Sintcon-RJ, Sindicato dos Engenheiros (Senge-RJ) e Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio.