Pesquisa:
NOTÍCIAS
25/06/2009 - CCT 2009/2010
As negociações estão caminhando para o impasse. O SINAENCO não avança nas cláusulas econômicas e menos ainda nas cláusulas sociais.

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009/2010

NEGOCIAÇÕES CAMINHAM PARA O IMPASSE

Por que Impasse?

            Ano após ano o SINTCON vem tentando convencer o sindicato patronal que não basta apenas reajustar os salários, e permanecer com uma política nefasta contra os profissionais no Estado do Rio de Janeiro.

            Esta política é patente quando, sem nenhuma justificativa plausível, não se acata as reivindicações dos trabalhadores que, na prática, não oneram as empresas. Reivindicações estas que são contempladas na maioria das Convenções Coletivas de Trabalho assinadas em outros Estados.  Por exemplo:

 

Plano de Assistência Médica/Hospitalar a todos(as) os(as) empregados(as) extensiva aos dependentes.  O trabalhador não pode ficar a mercê da precária assistência do INSS ou impor mais um ônus para a família do trabalhador.

 

Auxílio-Alimentação também a todos os trabalhadores com valor facial adequado a realidade do mercado, isto é, baseado numa pesquisa de preços praticados.  Pesquisa esta, feita pelo SINTCON-RJ.

 

Pisos salariais dignos.  O Rio de Janeiro está entre os primeiros estados no mercado de serviços em Engenharia Consultiva.  Os pisos aqui convencionados, a exceção do piso do CREA, que é igual em todo país, são talvez, os menores do setor, no Brasil.

Portanto se não avançarmos nestas questões, fica difícil celebrarmos uma Convenção Coletiva de Trabalho no Rio de Janeiro.



Voltar